terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O segredo das cores

A cor é uma perceção visual originada pela ação de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina, que transmitem impressões para o sistema nervoso, através da informação pré-processada no nervo ótico. No entanto, as cores não são vistas da mesma forma por todas as pessoas. Aliás, as cores são observadas e interpretadas de forma diferente por cada um de nós e muitos psicólogos acreditam que é aqui que reside a explicação pela qual temos preferência por determinadas tonalidades. Esta escolha pode estar baseada na nossa personalidade ou em desejos mais profundos e inconscientes.

É importante realçar que todas as cores têm propriedades diferentes segundo a cultura que as considera. Cada cor possui uma característica e uma certa influência sobre os indivíduos. As nossas emoções são muitas vezes estimuladas pela cor, que pode ter uma conotação negativa ou positiva, de acordo com a experiência que lhe associamos. Como tal, as cores podem ter um efeito calmante e tranquilizante ou, pelo contrário, um efeito estimulante. Para além disto, a cultura na qual estamos inseridos acaba por estabelecer determinadas atitudes psicológicas que orientam, embora inconscientemente, as nossas inclinações e tendências individuais.

Muitos significados relacionados com a cor estão integrados na cultura dos diferentes povos, pelo que influenciam as sensações visuais que definem os estados emocionais ou situações vividas por um indivíduo e existem evidências científicas que mostram que a luz transmitida pelas cores pode realmente afetar as nossas emoções. 
Por exemplo, na psicologia publicitária, os psicólogos procuram utilizar as cores para tornarem um produto mais apelativo. De acordo com vários estudos, existe uma relação entre a idade de uma pessoa e preferência que esta manifesta relativamente a uma dada cor. 

Estes estudos concluíram ainda que os adultos preferiam cores mais escuras, tais como o verde ou o azul e as crianças preferiam cores vibrantes, tais como o amarelo e o vermelho. Este estudo é então muito útil para a psicologia da publicidade, na medida em que permite a criação de publicidade da comunicação visual baseada num público-alvo.

Em suma, o ser humano reage de formas muito diversas face às cores que o rodeiam e todos os psicólogos concordam que esta reação depende dos significados que atribuímos às cores, que por sua vez são baseados nas experiências de cada indivíduo, inserido numa determinada sociedade e cultura.

Maria Oliveira

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